Home FórmulasCorpoBanho & Duche Bombas de banho Cremosas Florais [DIY]
Bombas de Banho Cremosas

Com as bombas de banho cremosas agregamos um pouco de luxo à nossa hora do banho. Se alguma vez procuraste formas distintas de hidratar e cuidar da tua pele, faz as tuas bombas de banho cremosas, não te vão decepcionar nada. Dissolvem-se num divertido e lento fizz, enriquecendo a água com ingredientes calmante e nutritivos que se vão adaptar às necessidades da tua pele.

Libertam um aroma floral incrível, que permite mimar-nos enquanto desfrutamos de uma maravilhosa experiência de spa em casa. Também são um presente perfeito para todos os que gostam do cuidado natural da pele. Ou seja, é perfeito para oferecer cosmética natural neste natal também.

Que são bombas de banho cremosas?

As bombas de banho cremosas são uma mistura entre bombas de banho e fondants/fondues de banho nutritivos. Além de que funcionarão também como infusões de banho (já vais entender mais adiante). Os ingredientes naturais para estes produtos de beleza caseiros incluem a manteiga de karité e a manteiga de cacau, leite em pó, farinha e óleos essenciais. As bombas de banho cremosas também estão repletas de pétalas de flores secas (se queremos) que serão mais que elementos decorativos: vão dar esse toque das infusões de banho.

Estas bombas de banho cremosas têm a textura cremosa e os óleos nutritivos para a peledo fondants/fondues de banho, mas dissolvem-se como bombas de banho quando em contacto com a água, ainda que de forma mais lenta. As bombas cremosas de banho costumam ser menores que as bombas de banho tradicionais, e eu costumo usar duas de cada vez (ainda que depende do estado de animo).

Bombas de banho crremosas

Atenção…

A água que utilizamos para fazer os nossos banhos nutritivos e relaxantes com as nossas bombas de banho cremosas, PODEMOS [e devemos] REUTILIZA-LA no autoclismo, ou para lavar o chão de pátios, terraços, passeios etc (por exemplo) 🥰 basta com guardar a água em garrafões de água de plástico ou nestas (eu tenho destas de vidro na banheira e duche para aproveitar a água que se desperdiça enquanto esperamos que a água aqueça para depois regar as minhas plantas, etc). 

Para aproveitar para o autoclismo: fechamos a água do autoclismo, puxamos o autoclismo quando se tenha que utilizar e, uma vez vazio, enchemos com esta água ou vamos deitando a agua directamente na sanita de cada vez que se necessita. É uma óptima opción para não desperdiçar água 🤗🌿

Que ingredientes necessito para fazer as minhas bombas cremosas?

As bombas de banho cremosas são um produto de beleza caseiro completamente natural. Antes de as fazer, vamos falar bocadinho dos ingredientes e dos seus beneficios para o cuidado da nossa pele.

Manteigas vegetais e leite em pó

A manteiga de cacau e a manteiga de karité vão fazer que a água do nosso banho relaxante se sinta maravilhosamente sedosa. Ambas manteigas contêm vitaminas naturais e ácidos grasos que proporcionam nutrição e humidade à nossa pele. A manteiga de cacau é rica em anti-oxidantes e é um excelente emoliente, ajudando a pele a absorver a humidade, hidratando em profundidade. E a manteiga de karité contém propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação, evita a sequidade e suaviza a pele.

Vamos enriquecer as nossas bombas de banho cremosas com leite de cabra em pó, que está repleta de vitaminas, particularmente vitaminas D e A, das vitaminas mais importantes para a pele, e minerais nutritivos. Também contém ácido linoleico, que apoia a estructura da pele, e outros ácidos grasos essenciais que são hidratantes e ajudam a igualar o tom da pele. Também podes utilizar leite gordo em pó, se não consegues o leite de cabra em pó localmente. E no caso de preferires fazer as tuas bombas de banho cremosas veganas, substitui o leite de ovelha ou cabra em pó pela misma quantidade de leite de coco em pó.

Bicarbonato de sodio, SLSA, amido de milho e farinha de coco

Outros ingredientes que vamos utilizar são o bicarbonato de sodio, uma pequena quantidade de SLSA que vão dar fizz y lavado às nossas bombas cremosas; o amido de milho e a farinha de coco, que vão dar textura das nossas bombas de banho cremosas enquanto contribuem com beneficios nutritivos à nossa pele. Se preferes, podes fazê-las sem SLSA, simplesmente substitui pela mesma quantidade de bicarbonato de sodio.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são excelentes para desfrutar também da aromaterapia com as nossas bombas de banho cremosas. Assim que, enquanto desfrutamos de uma boa hidratação, também vamos desfrutar de uma relaxação ou estimulação [“ao gosto do freguês”] perfeitas. Podes utilizar qualquer óleo essencial, desde que seja seguro para a pele. O óleo essencial de alfazema vai ajudar a relaxar e acalmar, enquanto brinda a tua pele com maravilhosos princípios activos. O óleo essencial de ylang – ylang dá um aroma floral, perfeito para levantar o teu estado de animo. Como as bombas cremosas não são grandes, o aroma não vai ser demasiado abrumador, pelo contrário, vai ser muito agradável.

Pétalas de flores secas

Eu ponho-as nas bombas de banho não só para que decorem, mas também para que contribuam com mais beneficios ao nosso “banho floral”. Vão funcionar como as famosas infusões de banho (que são maravilhosas também). Só tens que ter em conta que as pétalas, obviamente, não se dissolvem na água. Assim que esta será a única “pega” na hora de limpar-nos depois do banho. Mas limpam-se fácilmente com uma toalha de papel, e vale muito a pena o “trabalho extra”.

Como em todos os meus produtos de cosmética natural, não adiciono micas às minhas bombas cremosas. A água do banho simplesmente se verá como “leitosa” e vai cheirar M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-M-E-N-T-E bem. Mas se quiseres, podes colorear com colorante alimenticio. Mas, pelo que mais ames neste mundo, não utilizes micas: tal como explico no meu ebook de maquillaje natural (estará próximamente disponível em português também), o seu método de extração é do mais indigno. Escravidão, exploração e abusos, entre outros, estão na ordem do dia no que se prende à obtenção de micas.

Vê por ti mesma AQUI e AQUI, por exemplo.

Bombas cremosas

Conselhos para fazer as nossas bombas cremosas

Se já fizeste bombas de banho antes, sabes que a textura final deve sentir-se como arei húmida. Já as bombas de banho cremosas devem ter uma consistência final similar à massa de bolachas.

Ao observar a lista de ingredientes, podes verificar que escrevi 50 – 100g de manteiga de cacau. Recomendo que comeces com os 50g e aumentes a quantidade de manteiga de cacau somente se a mistura é demasiado seca para poder formar as bombas.

Por outro lado, quando a mistura é demasiado suave (que não tem firmeza), adiciona bicarbonato de sodio de colher em colher, mexendo bem entre cada colher, até que se consiga a consistência desejada. Se a mistura fica demasiado firme para poder formar as bombas de banho cremosas, aquece suavemente a mistura a banho maría.

Em vez de se decorar e cobrir as nossas bombas cremosas com pétalas mistas, também se pode decorar com um só tipo de flôr (por exemplo, pétalas de rosa seca, alfazema, caléndula, etc. 

Fórmula das nossas Bombas de Banho Cremosas (faz 12 – 15 bombas cremosas, dependendo do tamanho que as faças)

FASEINGREDIENTESGRAMAS
AManteiga de Cacau50 – 100
AManteiga de Karité25
BBicarbonato de Sodio300
BLeite de Cabra em pó50
BFarinha de Côco50
BAmido de Milho30
BSLSA10
CÓleo Essencial de Alfazema7,5
CÓleo Essencial de Ylang – Ylang1
DPétalas e flores secasAo gosto
TOTAL573,50

Se preferes ver como se faz…

Preparação das nossas bombas cremosas (PÕE A TUA MASCARA E LUVAS)

  • 1. Derretemos a manteiga de cacau a banho maría. Trataremos a manteca de karité de outra forma. Enquanto a manteiga de cacau derrete, vamos tratar de “romper” e amolecer (com a ajuda duma colher, como fizemos com o creme hidratante aqui) a manteiga de karité. Quando a manteiga de cacau estiver derretida (não há necessidade de que esteja completamente translúcida, pelo que te explico acima 👆 no video), adicionamos à manteiga de karité para tratar de desfazê-la o máximo possível. Levamos a banho maría com fogo lento para desfazer todos os grumos e restos de manteiga de karité/cacau (é melhor que vejas o video para entender tudo bem 🥰).
  • 2. Enquanto as manteigas terminam de derreter, prepara todos os ingredientes em pó no bol.
  • 3. Quando as manteigas estiverem derretidas, retira do calor. Espera a que estejam a aproximadamente 40ºC, e adiciona os óleos essenciais. Mexe bem.
  • 4. Adiciona os líquidos aos pós, previamente misturados. Mexe tudo bem, com as mãos, como se amassasses um pão ou massa de bolachas.
  • 5. Se necessário, adiciona mais bicarbonato de sodio para chegar à consistencia de massa de bolachas.
  • 6. Uma vez tenhas a consistência desejada, forma as bombas de banho cremosas. Forma bolas de uns 3 cm e depois enrola com pétalas de flores secas.
  • 7. Coloca as bombas de banho cremosas no frigorífico durante 1 hora.

Como utilizar as nossas bombas cremosas

Deixa cair as bombas de banho cremosas num banho de água quente, vão começar a agitar-se suavemente, liberando as manteigas hidratantes e os óleos essenciais na água. Aplicar loção ou manteiga corporal depois do banho.

Armazenamento e vida útil

As bombas de banho cremosas podem guardar-se num recipiente hermético, em lugar fresco e escuro durante um año sem problema.

E já está…

A desfrutar das nossas bombas de banho cremosas. Conta-me o que achaste delas.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Também poderá gostar

Deixa um comentario

Esta página utiliza cookies para melhorar a tua experiencia. Aceitar Ler Mais

Política de Privacidade & Cookies
error: Content is protected !!